Elaborar uma Política de Segurança da informação é o primeiro passo para aumentar a credibilidade de sua empresa. Uma vez que a informação que é o ativo mais valioso existente, é fundamental que haja uma aplicação adequada para a proteção, acesso e uso dessas informações. Descubra como começar a elaborar uma Política de Segurança da Informação em sua empresa.
Qual o objetivo?
Informações só são valiosas quando são confiáveis. Por definição, um ativo é tudo aquilo que pode se tornar valioso em uma empresa. O objetivo de desenvolver uma Política de Segurança da Informação (PSI), é garantir a segurança dos ativos de uma empresa. Esta política busca prevenir incidentes e impedir erros, tornando a informação um ativo confiável e valioso.
Assim, um ativo só é confiável se obedecer os 3 pilares da Segurança da Informação:
- Confidencialidade
- Integridade
- Disponibilidade
Uma vez seguidos os princípios da segurança da informação, pode se começar a pensar em desenvolver uma PSI, tendo como diretrizes as seguintes regras:
- Política de acesso aos dispositivos corporativos;
- Regras a respeito da instalação de softwares;
- Regras sobre o uso da internet;
- Rotinas de backup;
- Frequência de realização de auditorias.
A PSI deve servir como um guia para a equipe de TI e para todo o corpo gestor. A melhor forma de adesão é estabelecer uma ampla divulgação da política de segurança da informação dentro da empresa, incentivada e cobrada por todos os líderes.
Este, entre outros serviços, é oferecido pela WSU Tecnologia. Nossa equipe é referência na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e age de forma integrada com sua empresa. Oferecemos soluções de consultoria e interpretação jurídica, e fazemos um levantamento completo das necessidades para manter os dados de sua empresa seguros e atualizados. Entre em contato com a WSU Tecnologia e saiba mais.