A segurança da informação procura proteger diferentes tipos de ameaças para garantir a continuidade dos negócios e reduzir riscos. Ela se define como um conjunto de ações que visam preservar pontos fundamentais como confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.
A internet é composta por uma grande rede de dados advindos de sites, redes sociais, blogs e hospedagem de dados em aplicações na nuvem. A Política de Segurança da Informação (PSI) tem por objetivo possibilitar o gerenciamento da segurança em uma organização, estabelecendo regras e padrões para a proteção da informação.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre segurança de dados.
Qual é o objetivo da política de segurança da informação?
A política de segurança da informação (PSI) se define por um conjunto de diretrizes e regras, que possibilitam o planejamento e a implementação do controle de ações relacionadas à segurança da informação em uma empresa ou organização.
O conjunto de ações da política de segurança da informação que visa preservar dados fundamentais de confidencialidade, integridade e disponibilidade, impacta todo o ambiente institucional das empresas, com objetivo de prevenir, detectar e combater as ameaças digitais.
Apesar de não ser obrigatória, a elaboração dessa política e sua implementação são incentivadas pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) aos agentes de tratamento de pequeno porte, uma vez que torna-se clara a necessidade de segurança dos dados pessoais.
Desta forma, o objetivo fundamental da PSI é ser uma ferramenta que apoie a implementação de um processo estruturado de segurança da informação adequado a cada organização.
Que benefícios a PSI traz à gestão da empresa?
Uma vez implantada a política de segurança da informação na gestão empresarial, o aumento da transparência e a elevação da eficiência do negócio surgem como consequências positivas, o que favorece a imagem da empresa.
É recomendável que esta política seja muito clara entre os colaboradores da empresa, para que possam organizar a informação seguindo um padrão para facilitar os fluxos de processos em todas as escalas.
A execução adequada das regras de segurança da informação leva a uma evolução de qualidade e reduz significativamente os danos à infraestrutura de TI da empresa. Assim, a experiência do usuário também se beneficia significativamente.
Um ponto que merece atenção na implementação da PSI na organização é o gerenciamento de riscos no âmbito da segurança da informação. Este gerenciamento consiste em identificar, quantificar e gerenciar os riscos relacionados à segurança da informação na empresa. Ele visa a obter um equilíbrio eficiente entre a concretização de oportunidades de ganhos e a minimização de vulnerabilidades e perdas.
Precisa saber mais sobre Segurança de Dados e outros assuntos relativos à Tecnologia da Informação? Acesse nosso site e solicite um contato nosso!